Ensino durante o distanciamento social

Início: junho de 2020

Coordenador do Projeto: Javier Solano

Este Projeto de Ensino visa oferecer atividades de estudo das disciplinas oferecidas pelo GMA, com maior número de alunos inscritos: Pré-Cálculo, Cálculo I-A, Cálculo II-A, Cálculo II-B, Cálculo III-A, Equações diferenciais e Métodos I.

Caracterização do projeto: Devido à suspensão das aulas presenciais, por causa da pandemia do coronavírus, parece importante poder dar aos alunos, que estejam interessados e que possam participar, um acompanhamento na aprendizagem de algumas das disciplinas que o departamento ministra. Ainda que a participação dos alunos no projeto não caracterize atividade de aula nem frequência na disciplina, permitirá que o aluno se prepare melhor para quando for determinado pela universidade a volta do calendário acadêmico. As atividades relativas a este projeto poderão ser computadas como Atividades Complementares.

Objetivo geral: Oferecer aos alunos e professores a experiência de ensino/aprendizagem através de meios digitais, sem aulas presenciais.

Objetivos específicos:

• diminuir a desigualdade educacional, que pode se aprofundar durante o período de isolamento social,
  • manter uma rotina de estudo do aluno com o acompanhamento de algum professor,
  • promover a relação de alunos e professores com a Universidade,
  • promover o trabalho em equipe entre os professores que assim terão mais apoio para se familiarizarem com diferentes métodos de ensino.

Público alvo: Alunos inscritos nas disciplinas do GMA no semestre 2020-1 (outros alunos interessados poderão encaminhar a solicitação da sua participação ao coordenador da disciplina de interesse)

Plano de trabalho: Cada disciplina tem associada uma equipe de professores. Cada equipe decidirá sobre a organização das atividades, entre elas: propor o cronograma de conteúdo a ser lecionado, preparar o material a ser enviado aos alunos e dar atendimento online aos alunos por chat, vídeo-conferência ou outro meio.

Equipes por disciplina

Pré-Cálculo:Mário Olivero (Coordenador), Denise de Oliveira Pinto, Leonardo Silvares

Cálculo IA: Denise Pinto (Coordenadora), Leonardo Silvares (coordenador), Adriana da Luz, Aline Vilela, Andrés Koropecki, Antonio Nigro, Artem Raibekas, Cristiane Argento, Genyle Nascimento, Heloísa B. Medeiros, Maria João Resende, Miguel Nuñez, Plinio Pino, Ralph Teixeira

Cálculo II A: Cristiane Argento (Coordenadora), Magda K. K. Dutra (Coordenadora), Alejandro Kocsard, Jethro van Ekeren, Maria do Socorro, Roberto Toscano, Saponga, Xu Cheng, Yves Gounot

Cálculo II B: Mitchael Martelo (Coordenador), Humberto José Bortolossi, María Amelia Salazar, Peter Hazard, Rodrigo Salomão

Cálculo III A: Jorge Delgado (Coordenador), Leonardo Carvalho, Luís Diogo

Equações Diferenciais: Ethan Cotterill (Coordenador), Pablo Barrientos (Coordenador), Javier Solano, Marco Pacini, Nils Martin Andersson, Sérgio Almaraz

Métodos Matemáticos I: Gonçalo Marques (Coordenador), Alessia Mandini

Declarações de Participação

Abaixo estão os arquivos com as Declarações de Participação dos alunos no Projeto de Ensino durante o distanciamento social.