Hoje em dia existem vários programas livres para matemática e suas aplicações. Apresentamos aqui alguns exemplos. Achamos que são do interesse de toda a comunidade e não somente de quem não tem os recursos para comprar softwares pagos. Todos os programas propostos são acessíveis com Linux, MacOS X e Windows.
A nossa lista vai dos mais simples aos mais completos ( frequentemente um pouco mais complexos).
O mais simples
É o SURFER, permite obter rapidamente imágens de superficies algébricas no espaço. A superficie é dada por uma equação polinomial, como no exemplo à da imagem ao lado. Para alguns, até virou uma forma de esporte/arte desenhar usando equações!
Porém, esse software é bastante especializado.
Para geométria dinâmica
Geogebra é um programa concebido principalmente para o ensino médio mas que é bastante potente para construções da geométria plana. Alguns paramêtros podem ser deixados livres e é possível visualizar como muda a figura quando os paramêtros mudam. Confira o exemplo ao lado que evidencia uma propriedade das parábolas.
Temos um núcleo de expertos em Geogebra no IME !
Para cálculo numérico
O Scilab foi desenvolvido com foco na matemática aplicada. O exemplo ao lado mostra o cálculo numérico de uma integral com controle do erro.
O Scilab vai muito além disso: permite escrever programas. Existem bibliotecas de programas para diversas aplicações.Constitui uma verdadeira ferramenta para engenheiros e pesquisadores. Ele está sendo usado na industria e na exploração espacial .
Existe um kernel para Scilab no Jupyter.
Para quase tudo!
O SageMath é uma ferramenta desenvolvida a partir do Python. Reúne a potência de vários outros numa única interface (GAP, Maxima, Python, R, Singular, …). É possível escrever scripts (a linguagem é quase Python). O autor pode testemunhar as capacidades desse sistema para tratar de problemas de algebra bastante avançada como cálculos exatos em corpos de números, anéis de polinômios e com matrizes com coeficientes em estes anéis. Também possui ferramentas para teoria de grupos, representações gráficas …
Existe um kernel para SageMath no Jupyter.