Guia Para Solicitar Progressões

 

 

A cada dois anos de exercício o professor da carreira de Magistério Superior pode solicitar uma progressão na carreira docente. Isso resulta num aumento de salário e uma mudança no cargo que ocupa na carreira. A relação de cargos e salários se encontra aqui.

A solicitação pode ser apresentado a partir de 60 dias antes do fim do interstício.

IMPORTANTE: A data da progressão começa a contar na data de abertura do processo no protocolo, se esta for posterior aos dois anos após a última progressão. Se a aprovação chegar depois, há ressarcimento do periodo entre a data da progressão e a aprovação. Ressarcimentos de valor superior a R$5000,00 ou referentes a exercícios anteriores são processados diretamente no ministério de planejamento e podem demorar  anos.

 
Progressões até Adjunto IV:

Passo a passo :

1.  Protocolar no Protocolo do Campus do Gragoatá,  5o andar do bloco E, um processo com os seguintes documentos:

a) Carta de solicitação de progressão assinada pelo professor

b) relatório de atividades do interstício

c) cópias dos RAD's do interstício assinados pelo professor. 

2. Encaminhar o processo para a Secretaria do GMA que encaminhará o processo para as próximas instancias.

Versão eletrônica de 1. e 2.:  Se não houver urgência, pode  enviar os documentos eletrônicamente para a secretaria dos departamentos com cópia para a chefia do GMA. O processo será protocolado após juntar o restante da documentação diretamente no GMA.

Passos seguintes:

3. A comissão de Avaliação e Progressão de Docente do GMA elaborará parecer referente à solicitação do docente, o qual deverá ser aprovado em reunião departamental;

4. A secretaria providenciará as assinaturas faltantes dos RAD's (chefia e a direção);

5. O parecer e a ata da reunião são anexados ao  processo;

6. O processo é encaminhado à CPPD.

Observação: Qualquer ajuda que facilite qualquer um dos passos 1. a 6. poderá acelerar o processo (ex: envio de RAD's assinados pela direção, envio de versão eletrônica dos documentos sem assinatura para elaboração de parecer, etc.) .



Progressões a Professor Associado I a IV:

Não é encaminhada ao Departamento. É encaminhada diretamente à direção do IME.

Passo a passo :

1. Protocolar no Protocolo do Campus do Gragoatá, 5o andar do bloco E, um processo encaminhado à direção do IME com os seguintes documentos:

a) Carta de solicitação de progressão  assinada pelo professor;

b) Relatório individual contemplando os últimos dois anos do interstício;

c) Curriculum Vitae, preferencialmente em modelo Lattes, formato CNPq;

d) Documentação comprobatória do interstício pleiteado, através de comprovação da última progressão.A cópia da página da publicação no Boletim de serviço da UFF contêm esta informação. 

 

Passos seguintes:

2. A comissão de Avaliação e Progressão de Docente do IME elaborará parecer referente à solicitação do docente, o qual deverá ser aprovado em reunião do Colegiado do IME;

3. O parecer e a ata da reunião são anexados ao  processo;

4. O processo é encaminhado à CPPD.


Progressão a Professor Titular:

É regulamentada pela Resolução 543/2014 publicada em 6/1/2015. (disponível aqui)