Saltar navegação

Curvas no espaço

PARAMETRIZAÇÃO DE RETAS NO ESPAÇO

Na seção Parametrização de retas e segmentos no plano deduzimos as equações paramétricas de uma reta no plano. A equação vetorial da reta era \(\quad X(t)=(2-3t, 2t), \;t\in \mathbb{R}.\quad \)

Ou equivalentemente,

\(\quad X(t)=(2,0)+(-3, 2)t, \;t\in \mathbb{R}, \quad \) onde \(\;P(2,0)\; \) é um ponto por onde passa a reta e \(\; \vec{v}=(-3,2)\; \) é o vetor diretor.

As retas no espaço possuem mesmo tipo de equação vetorial, só que agora tanto o ponto quanto o vetor diretor estão no espaço. Isto é, eles tem três coordenadas.

Sendo assim, a equação vetorial da reta que passa pelo ponto \(\;A(-1,4,2)\) e tem vetor diretor \(\;\vec{w}=(1,3,-1)\) seria:

X(t)=(-1,4,2)+(1,3,-1)t, \;t\in \mathbb{R}.

Daí, as equações paramétricas da reta são

\begin{cases} x(t) &= -1+t \\ y(t) &=4+ 3t \\ z(t) &=2-t\end{cases} \quad ,\,t\in \mathbb{R}.

 É só adicionar uma terceira coordenada! Nada demais, né? Agora... Esboçar a tal reta no espaço já não é nada simples! Nem para quem sabe muito de geometria, viu? Não é só você quem não sabe, não... Desenhar objetos no espaço no é para nada trivial, mas com um pouco de treinamento a coisa vai melhorando aos pouquinhos. 

Brinque com a reta no espaço!

Fique a vontade de mexer no ponto P da reta e nas coordenadas v1, v2 e v3 do vetor diretor. O applet devolverá a parametrização da reta com o ponto e o vetor indicados.

Gire o plano para poder ver a reta desde vários ângulos.

https://www.geogebra.org/m/zyejdtzs (Nova janela)

REDMAT%20-%20%20UFF,https%3A//www.geogebra.org/m/zyejdtzs,Equa%E7%F5es%20param%E9tricas%20da%20reta%20no%20espa%E7o,1,Autoria

PARAMETRIZAÇÃO DE CÔNICAS NO ESPAÇO

As cônicas e outras curvas no plano podem ser enxergadas no espaço também, como sendo curvas no plano \( \;z=0.\)

Sim, acredite! Lembrando que a parametrização da circunferência que vimos na seção de cônicas no plano era

\begin{cases} x(t) &= 2\cos(t) \\ y(t) &= 2\operatorname{sen}(t)\end{cases} \quad ,\,t\in [0,2\pi].

Já a mesma circunferência no espaço seria 

\begin{cases} x(t) &= 2\cos(t) \\ y(t) &= 2\operatorname{sen}(t) \\ z(t) &= 0 \end{cases} \quad ,\,t\in [0,2\pi]

Mas... como seriam as equações da circunferência no plano \( \;z=3\)?

Essas daqui:

\begin{cases} x(t) &= 2\cos(t) \\ y(t) &= 2\operatorname{sen}(t) \\ z(t) &= 3 \end{cases} \quad ,\,t\in [0,2\pi]

É bem simples, uma vez que você tem a curva no plano é só adicionar a terceira coordenada com mesmo valor do plano \( \;z=k.\;\). Assim:

\begin{cases} x(t) &= 2\cos(t) \\ y(t) &= 2\operatorname{sen}(t) \\ z(t) &= k \end{cases} \quad ,\,t\in [0,2\pi]

Legal, né?

Na seção Como esboçar curvas no GeoGebra daremos algumas dicas para esboçar curvas no espaço. Fique tranquilo/a.

Brinque com a elipse no espaço!

Fique a vontade de trocar de plano \(\; z=z_0 \;\) e de mexer nos semi-eixos a e b da elipse. O applet devolverá a parametrização no espaço e a equação cartesiana do cilindro onde está contida. 

Se você mexer no tempo t, o pontinho P irá percorrer toda a elipse. Tente relacionar o tempo t com os pontos da elipse dados pela parametrização. Lembre que agora os pontos tem três coordenadas!

Gire o plano para poder ver a elipse desde vários ângulos.

Se você escrever no Geogebra 2D x^2/4+y^2/9=1, ele desenhará a elipse de centro a origem e semi-eixos a=4 e b=3. Já se você escrever a mesma equação no Geogebra 3D, ele desenhará um cilindro. Por que? Porque no espaço os objetos tem três coordenadas x,y, z. Quando você escreve a equação x^2/4+y^2/9=1 não está informando o valor de z. Daí se entende que z pode pegar qualquer valor real. Obtendo assim o cilindro!

https://www.geogebra.org/m/jxbgret5 (Nova janela)

REDMAT%20-%20%20UFF,https%3A//www.geogebra.org/m/jxbgret5,Equa%E7%F5es%20param%E9tricas%20de%20Elipse%20no%20espa%E7o,1,Autoria

Atividade

Nas seções anteriores obtivemos a parametrização da reta, segmento de reta, gráfico de uma função e cônicas a partir das equações cartesianas. Esboce todas essas curvas em planos diferentes.

Tente fazer a mão, sem ajuda do GeoGebra. Use o programa somente para conferir se você fez certo. Brinque com todas as funções de cálculo que você lembre. Fique a vontade!

Entre em contato com os monitores se ainda estiveres com dúvidas.

Força!

Brinque com a Hélice!

Nem todas as curvas no espaço vem de curvas no plano, não! Existem inúmeras curvas lindas que tem terceira coordenada z(t) dependendo do tempo também.

Um exemplo deste tipo de curvas seria a hélice.

Fique a vontade de mexer nas excentricidades a, b e c da hélice. O applet devolverá a parametrização no espaço e a equação cartesiana do cilindro onde ela mora. 

Se você mexer no tempo t, o pontinho P irá percorrer toda a hélice. Tente relacionar o tempo t com os pontos da hélice dados pela parametrização. Lembre que agora os pontos tem três coordenadas!

Gire o plano para poder ver a hélice desde vários ângulos.

https://www.geogebra.org/m/msxqxtdm (Nova janela)

REDMAT%20-%20%20UFF,https%3A//www.geogebra.org/m/msxqxtdm,Equa%E7%F5es%20param%E9tricas%20da%20H%E9lice,1,Autoria

Made with eXeLearning (Nova janela)